49 . 3444 1422 - 8839 4997
Soluções tecnológicas diferenciadas!

Informativos

Seminário sobre Soluções para Cama de Aviario


A empresa Intecnial S.A. ( www.intecnial.com.br ) esteve presente no dia 19/3/2010, em Belo Horizonte na sede da Avimig, onde reuniram-se produtores de aves e pecuaristas para discutir a questão da destinação da cama de aviario. A necessidade vem de um novo enfoque sobre compostagem de resíduos organicos visando encontrar alternativas para o uso da cama como alimento de bovinos, proibido pelo MAPA através da IN 8 2004. Esse aspecto é assunto recorrente no FDA dos EUA, onde ainda não há proibição para uso na alimentação de bovinos. De toda sorte no Brasil se buscou uma alternativa para agregação de valor à cama de aviário e estercos de poedeiras, sendo que a via da compostagem é a mais promissora.

Os métodos tradicionais de compostagem devem ser diferenciados da compostagem tecnológica. Na compostagem tradicional, muitas vezes por não serem ajustadas as variáveis de controle do processo (nutrientes, umidade, C:N, temperatura, pH), produzem odores desagradáveis de amônia, gás sulfidrico e putrefação; presença de insetos e são conduzidas em locais semi-escondidos na propriedade devido ao mau aspecto da operação e odores. Outra consideração a ser feita em termos de métodos de compostagem é a que necessita diferenciar a compostagem que é feita dentro das unidades de produção animal, quer seja pela compostagem de cama sobreposta em baias de suínos, ou na compostagem de cama de aviário com lona sobreposta ou via enleiramento com ou sem cobertura plástica da cama dentro do aviário.

A compostagem tecnológica ou, dinâmica acelerada é aquela empregada com a finalidade de produzir fertilizantes e/ou condicionadores de solo, atendendo características físicas químicas adequadas a um bom processo oxidativo da matéria orgânica. Características das matérias primas devem ser avaliadas previamente ao processo assim como volumes a serem processados por dia. Os produtos finais compostados deverão estar em conformidade com as normas que atendam os procedimentos legais da produção de fertilizantes, compostos organo-minerais e condicionadores de solo.